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Os pneus são componentes de extrema importância para a segurança do veículo e, por isso, devem estar, além de calibrados, sempre em perfeitas condições de uso. Para tal, seu desgaste deve ser constantemente observado, e seu tempo de troca, respeitado.
Mas como escolher o modelo certo? Saiba que escolher pneu nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas questões surgem nesse momento. Afinal, apesar de não parecer, muitos detalhes devem ser avaliados para que não ocorram arrependimentos posteriores.
Sendo assim, a primeira coisa a ser feita é saber todas as especificações que esses itens do carro devem ter. Para isso, basta consultar o manual do veículo ou mesmo observar a lateral de cada pneu — local no qual existe um código de letras e números que explica, detalhadamente, o seu propósito e seus limites. Vamos saber mais? Acompanhe!
Os pneus devem ser trocados toda vez que for percebido um desgaste além do normal. Alguns hábitos podem antecipar o momento da troca, como o tipo de pneu utilizado, a estrada na qual o motorista trafega e a forma como ele conduz o carro (arranques, freadas, curvas, etc.), que os desgastam mais rapidamente, entre outros aspectos que podem fazer a diferença.
O principal critério para sabermos o desgaste desses itens é por meio do TWI (Tread Wear Indicator) — em português quer dizer indicador de desgaste da banda de rodagem. Trata-se de um ressalto de borracha que fica nos sulcos dos pneus e conta com 1,6 milímetro de altura. A marca aparece de forma escrita — TWI — ou pelo desenho de um triângulo.
Ao chegar ao seu limite, o desgaste máximo é indicado, que é quando o pneu é chamado de “careca” — o que coloca em risco a segurança do veículo, aumentando a chance de derrapagem e aquaplanagem.
Na verdade, existem pneus para diferentes tipos de carros, como aqueles com motor potente, com motor mais fraco, para caminhonetes, para SUVs, etc. O consumidor tem que saber o segmento no qual o seu veículo se enquadra e, assim, buscar a linha de pneus que precisa.
Vale lembrar que de nada adianta o motorista se preocupar em fazer a calibragem periodicamente e manter os pneus conservados se, na hora da troca, ele não levar em consideração as especificações que esses componentes devem ter para o seu tipo de carro.
Confira, a seguir, boas dicas para a hora de comprar pneu para o seu carro!
A banda de rodagem é o que garante tração, dirigibilidade, boa frenagem, capacidade de dispersão de água e quilometragem ideal para cada tipo de automóvel. Por isso, precisa ser muito bem escolhida.
Cada pneu conta com um modelo de banda de rodagem, que define em que espécie de estrada o carro deve rodar. Existem pneus com sulcos mais apropriados para os dias de chuva, outros para estradas off-road e ainda aqueles mais comuns para asfaltos secos.
As bandas de rodagem, no entanto, não diferem umas das outras apenas em relação ao desenho dos sulcos, mas também na largura do pneu. Quando mais largo ele for, mais estável se mostrará, mas, em compensação, mais duro será para dirigir. O motorista deve saber o que é mais importante para seu tipo de condução.
A forma com a qual o motorista usa seu carro, geralmente determina sua durabilidade. As condições das estradas e ruas nas quais o veículo trafega, bem como as devidas manutenções com o automóvel e os pneus, representam também fatores importantes e que podem diminuir ou aumentar a vida útil desses itens.
Verificar a treadwear, o desenho da banda de rodagem, é essencial para não errar na compra dos pneus. Trata-se de um indicador de durabilidade do pneu e está associado à velocidade de desgaste desse componente. Na verdade, o pneu passa por avaliações para saber o quanto ele perde de borracha em determinadas condições.
Os valores variam de 60 a 620. Para você ter uma ideia, um pneu com treadwear 200, quer dizer que a peça tem o dobro de duração quando comparada ao normal, que é 100 (número de referência). Quanto mais alto for o valor do treadwear, maior será a duração desse item.
No entanto, outros fatores pesam para determinar a durabilidade, como o desenho da banda de rodagem, a composição, a estrutura e a categoria do pneu.
As novas tecnologias na fabricação de pneus permitem uma proteção maior para os dias de chuva. O desenho em pneus para chuva ou estradas molhadas, que pode ser observado na banda de rodagem, não está ali por acaso.
Trata-se de uma tecnologia que facilita a circulação dos veículos em locais em que ocorrem chuvas com frequência. São sulcos que dispersam a água e, dessa forma, evitam que se forme uma camada entre o pneu e o asfalto — impedindo que derrapagens ocorram com frequência.
Por isso, ao comprar os pneus, escolha aqueles que possibilitem uma condução mais segura, principalmente em dias chuvosos. Dessa forma, evita-se as derrapagens e a tão temida aquaplanagem.
A escolha da banda de rodagem do pneu garante também o maior controle do automóvel. Pneus com treadwear mais baixo têm melhor aderência, assim como aqueles com uma largura maior, que, certamente, conferem um controle mais eficaz do carro.
Customizar o carro com pneus com perfil menor, com o objetivo de ele ficar esportivo, pode até agradar alguns usuários quanto à estética, porém essa prática prejudica muito o conforto e a maciez do automóvel. Ao reduzir o perfil do pneu, ocorre também a diminuição da camada de ar que o amortece e, consequentemente, aumentam os impactos com o chão.
Vale lembrar que o pneu é um dos itens de segurança mais importantes de um veículo. Se você souber escolher os adequados, só restará ficar de olho no manual. Lá, são disponibilizadas muitas informações importantes das quais precisará, como o nível de pressão, a quilometragem para fazer cada calibragem, o alinhamento, o balanceamento, entre outros.