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A escolha e manutenção dos pneus para carro, muitas vezes, ficam em segundo plano por puro desconhecimento. Contudo, esses itens são fundamentais da vida tranquila do motorista. Isso porque saber qual o pneu mais adequado para o seu automóvel é garantia de segurança ao dirigir, economia de combustível e conforto.
Uma das primeiras coisas que chama a atenção no pneu é o tamanho do aro. Ele é fundamental para que você garanta a estabilidade do seu carro. Fique atento com a altura e a abertura do encaixe da roda, principalmente se o seu veículo for rebaixado.
- Pneus aro 13 a pneus aro 15: costumam ser encontrados nos carros populares;
- Pneus aro 16 a pneus aro 18: podem ser uma boa escolha se você tem um carro esportivo ou um sedã de maior porte;
- Pneus a partir do aro 18 até pneus aro 21: são usados em picapes ou utilitários off-roads, que são automóveis que normalmente pedem rodas mais robustas e maiores, capazes de suportar melhor água, terra e buracos.
Na hora de comprar o pneu certo para o seu carro, você se complica com aquele código cheio de letras e números? Calma! Aqui você pode ver que, ao contrário de enrolar você, essa inscrição no pneu pode ser uma grande aliada para a escolha do melhor modelo.
Sendo assim, a boa escolha do pneu para o carro começa por saber "ler o pneu", ou seja, interpretar nas inscrições existentes nas laterais. Com isso, você vai entender a que tipo de veículo ele se refere.
Vamos dar um exemplo. Se um pneu tiver a seguinte inscrição na lateral: P1 185/65R14 86T
Cada letra e número significará uma de suas características.
- P: indica que é um pneu próprio para carro de passeio;
- 1: aqui, no caso, é o número do modelo do fabricante;
- 185: representa a largura do pneu;
- 65: é um índice obtido pela divisão da largura pela altura nominal do pneu. Quanto menor, mais baixo será o perfil do pneu;
- R indica que o pneu tem estrutura radial;
- 14 é o seu aro;
- 86 é o índice de carga, ou seja, o peso máximo que pneu pode suportar (86 = 530 kg);
- T é a letra que indica a velocidade máxima que o pneu suporta (T = 190 km/h).
Após aprender a ler as características do pneu de carro, vale ficar de olho também na estrutura de cada peça. Você sabia que existem pelo menos seis camadas de materiais para formar o pneu que você roda todos os dias?
A carcaça, por exemplo, é a parte mais resistente do pneu, pronta para resistir ao peso e choques do caminho. Ela tem lonas de poliéster, nylon ou aço. No caso dos pneus radiais, existem ainda as cintas que aumentam a resistência. Os talões são arames de aço de grande resistência. São eles que mantêm o pneu fixado ao aro da roda.
E sabe as inscrições que acabamos de comentar? Elas ficam impressas na parede lateral da carcaça, e são compostas por uma mistura de borracha muito flexível e resistente. Função importante também têm as cintas ou lonas. Elas se agrupam como um feixe e são responsáveis por manter a área de contato necessária para o pneu aderir ao solo. Sem elas você derraparia toda hora.
A banda de rodagem é a parte do pneu do carro em contato direto com o solo. É composta pelos biscoitos (parte alta) e pelos sulcos, responsáveis, entre outras coisas, pelo escoamento de água. Temos ainda o ombro, que dá apoio nas curvas, e a nervura central, mantendo a circunferência do pneu enquanto ele estiver em contato com o solo.
Existem outras características que você deve ficar de olho. A utilização do pneu para carro, por exemplo, é fundamental. Se você tem o perfil apenas urbano e vai de casa para o trabalho, ou no máximo faz alguns passeios nos finais de semana, como ir à praia ou ao shopping, existe uma grande variedade de pneus para o seu dia a dia.
No entanto, quem optou por um carro off-road, ou uma SUV, mesmo que urbana, terá que se render a pneus especiais, de grande formato e tecnologias dedicadas a dar mais estabilidade e aderência para carros de grandes proporções.