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Tudo sobre pneus: quando trocar e os cuidados a tomar

Postado por John 08/11/2019 0 Comentários

Quais são os tipos de pneus?
Existem os pneus radiais e os diagonais. O pneu diagonal é aquele em que a carcaça é feita com lonas sobrepostas, passando uma por cima das outras. Já no pneu radial, mais moderno, a carcaça usa fios dispostos perpendicularmente ao plano de rodagem, ficando direcionados para o centro do pneu. Dessa forma, não há fricção entre as lonas, reduzindo o desgaste, o aquecimento e o consumo de combustível, além de oferecer maior aderência e flexibilidade.

Há ainda os tipos simétrico e assimétrico. Este último tem cada metade da banda de rodagem diferente. Na parte externa, os sulcos são mais próximos para favorecer a estabilidade nessa área mais solicitada em curvas. Já o lado interno possui sulcos maiores para ajudar no escoamento da água. Por isso, esse tipo de pneu sempre traz indicação de lados, o que deve ser observado ao fazer a montagem na roda. Por fim, existe o tipo unidirecional, aquele que só pode rodar num único sentido. Caso ele seja trocado de lado, deve ser desmontado e remontado do lado correto na roda.

O que são os números na lateral do pneu?
Os pneus recebem três numerações para especificar as suas características. A primeira é a largura, a segunda é a altura – também conhecida por perfil ou série – e a terceira é o diâmetro interno.

O primeiro é medido em milímetros, enquanto o aro é medido em polegadas. No caso da altura, porém, o número indicado no pneu é, na verdade, a relação percentual entre a altura e a largura da seção do pneu. Quanto menor for esse número, mais baixo será o perfil do pneu e vice-versa. Ou seja, um pneu 175/70 R14 (do VW Gol) significa que ele tem 175 mm de largura, 70% de perfil e rodas aro 14”.

Há ainda outros dois algarismos que indicam o Índice de Carga (a capacidade máxima de carga que cada pneu pode suportar) e o Símbolo de Velocidade (indica a velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido). Por fim, há uma indicação na lateral que diz Tubeless (sem câmara) ou Tube Type (com câmara).

Qual é a velocidade que um pneu aguenta?
Conforme o número na lateral do pneu, ele pode suportar um limite diferente de velocidade, seguindo a tabela abaixo:

B – 50 km/h
C – 60 km/h
D – 65 km/h
E – 70 km/h
F – 80 km/h
G – 90 km/h
J – 100 km/h
K – 110 km/h
L - 120 km/h
M - 130 km/h
N – 140 km/h
P – 150 km/h
Q -160 km/h
R – 170 km/h
S – 180 km/h
T – 190 km/h
U – 200 km/h
H - 210 km/h
V – 240 km/h
W – 270 km/h
Y - 300 km/h

Com que frequência devo calibrar os pneus?
O ideal é calibrar os quatro pneus a cada 15 dias ou semanalmente se você faz uso severo do veículo. A pressão deve sempre seguir a recomendação descrita no manual do fabricante considerando o número de passageiros e de carga a ser transportada. Calibre sempre os pneus ainda frios, ou seja, após rodar no máximo uns cinco ou seis quilômetros. À medida que a temperatura aumenta, o ar se expande, fazendo com que a leitura da pressão dentro do pneu seja incorreta. Não se esqueça de calibrar também o estepe, que pode receber duas ou três libras de pressão a mais, já que em geral ele não é calibrado com a mesma frequência dos demais.

O que é rodízio de pneus?
O rodízio dos pneus consiste em alterar a posição deles entre os eixos dianteiro e traseiro para que a borracha sofra um desgaste regular, aumentando sua vida útil.

Quando devo fazer o rodízio dos pneus?
O rodízio deve ser feito de acordo com a recomendação no manual do proprietário, oscilando entre 5.000 e 7.000 quilômetros. Algumas fabricantes indicam o rodízio a cada 8.000 quilômetros para pneus radiais e a cada 5.000 para os diagonais, trocando sempre de posição os pneus dianteiros com os traseiros.

Carros com tração dianteira devem colocar os pneus da frente atrás em linha reta e os de trás na dianteira cruzando. Ou seja, o pneu traseiro direito fica na dianteira esquerda, enquanto o traseiro esquerdo fica na dianteira direita. Já em carros com tração traseira, o processo é invertido. Quem cruza são os pneus dianteiros e os de trás vão para a frente em linha reta. No caso de modelos com tração 4x4, o recomendado é fazer o rodízio dos quatro pneus em X, ou seja, cruzando todos.

Mas é importante ficar atento, já que alguns pneus possuem somente um sentido de rodagem, indicado por meio de um desenho na lateral. Nesses casos, eles devem sempre ser trocados em linha reta, da frente para trás e vice-versa. E depois de fazer o rodízio, faça o alinhamento e o balanceamento. Se o rodízio de pneus não for feito, eles sofrem desgaste irregular, reduzindo sua vida útil.

Como fazer a limpeza dos pneus?
A maior parte dos fabricantes recomenda usar apenas água e sabão neutro, já que alguns produtos químicos podem reagir com a borracha, reduzindo sua vida útil. O importante é nunca utilizar derivados de petróleo.

Como saber se está na hora de trocar o pneu?
Por lei, a altura mínima dos sulcos é de 1,6 milímetro. Abaixo disso, o pneu é considerado careca, devendo ser trocado imediatamente ou fica sujeito à apreensão do veículo. Para facilitar a identificação, existe um marcador de desgaste em relevo na base dos sulcos na banda de rodagem. Ele é chamado TWI e indica o momento certo de fazer a troca. Para localizar o marcador, procure por um triângulo ou pela sigla TWI na lateral do pneu. Siga, então, uma linha reta do triângulo até a banda de rodagem para localizar o marcador. Se ele estiver visível, significa que está na hora de fazer a troca.

Pneu tem garantia?
Sim, sendo que o prazo de garantia é, em geral, de cinco anos contados a partir da data da compra. Ela cobre defeitos de fabricação, mas o produto deve passar pela avaliação de um técnico da empresa que irá constatar se o defeito não é proveniente do mau uso do produto. A garantia não cobre, por exemplo, avarias causadas por acidentes (bolhas, raspagens ou furos gerados em choques contra buracos ou guias) ou decorrentes da utilização indevida dos pneus ou do veículo (como falta de manutenção, desgaste irregular proveniente de problemas mecânicos, patinagem ou uso abrupto dos freios).

Pneu tem prazo de validade?
Sim, em geral, ele é de cinco anos após a data de fabricação, descrita na lateral do pneu por meio de quatro algarismos. Os dois primeiros indicam a semana e os dois últimos o ano de fabricação. Por exemplo, em um pneu com o número 4609, significa que ele foi feito na 46ª semana de 2009.

O que são pneus verdes?
Os pneus verdes ou com baixa resistência ao rolamento utilizam sílica misturada à borracha – no lugar do tradicional negro de carbono - para aumentar a dureza do pneu, fazendo com que ele fique menos suscetível a deformações e ofereça menor resistência. Segundo as fabricantes, eles reduzem entre 5% e 6% o consumo de combustível.

10 coisas que você precisa saber sobre pneus:

1. Pneus runflat são dotados de uma tecnologia que, mesmo que totalmente esvaziados, podem rodar até 80 quilômetros e a uma velocidade máxima de até 80 km/h.

2. A velocidade do carro é calculada com base no número de giros do pneu. Por isso, se você alterar em mais de 3% o diâmetro externo do pneu, ocorrerá erro na marcação do velocímetro.

3. Segundo a resolução 292 do Contran, é proibido utilizar um conjunto de rodas e pneus que ultrapasse os limites externos dos para-lamas do veículo, assim como aumentar ou diminuir o diâmetro externo do conjunto pneu/roda.

4. Não está especificado no Código de Trânsito Brasileiro qual a punição para quem rodar com os pneus carecas. Contudo, essa situação se enquadra no artigo 230 que considera infração grave conduzir o veículo “em mau estado de conservação, comprometendo a segurança”, sujeita a multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH, além de retenção do veículo para regularização.

5. Nunca rode com um pneu furado, pois isso pode tornar inviável o seu reparo. Além disso, só podem ser reparados danos na faixa de rodagem e com furo de até 6,5 mm. Se houver danos na lateral do pneu, ele deverá ser trocado.

6. Não existe uma medida exata sobre a vida útil de um pneu, mas especialistas estimam entre 30 mil e 70 mil quilômetros. Entretanto, isso depende do uso do veículo.

7. Nunca substitua somente um pneu. O correto é trocar ao menos os dois pneus do mesmo eixo. Nesse caso, as fabricantes recomendam sempre colocar os dois pneus novos no eixo traseiro, independente do tipo de tração, para não comprometer a estabilidade e a segurança em solos escorregadios.

8. Rodar com os pneus com a pressão errada causa o desgaste irregular da borracha. Pneus cheios demais desgastam prematuramente a parte central e ficam mais suscetíveis a impactos, enquanto pneus murchos desgastam primeiro as bordas e o ombro (a lateral que não faz parte da faixa de rodagem), além de aumentar o consumo de combustível.

9. Pneu remold e recauchutado não são a mesma coisa. Os remold tiveram toda a sua estrutura raspada, de talão a talão. Já os recauchutados têm apenas a banda de rodagem raspada para refazer os sulcos.

10. Frear ou arrancar bruscamente, fazer curvas em alta velocidade, rodar muito tempo em alta velocidade, subir ou descer desníveis como guias ou raspar o pneu no meio-fio são atitudes que reduzem a vida útil do pneu.

 

 

 

 

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